domingo, 12 de agosto de 2018

As relações e interações sociais entre o eu e o outro.

    Quando falamos em interação social nos deparamos com barreiras existenciais, que muitas vezes criamos dentro no nosso próprio cotidiano seja ele familiar, profissional, escolar entre outros.
   Convivência e relacionamento entre pessoas estão se tornando, algo cada vez mais restritos, causando dificuldades de interação entre pessoas, existem sempre os grupos aos quais as pessoas preferem se relacionar por alguma afinidade e quando são expostos a passar por experiências de relação com outras pessoas ou grupos, isso os causam desconforto, seja ele por insegurança de não saber como agir diante de um “estranho”, que muitas vezes é uma pessoa na qual a ver todos os dias, mais o fato de não existe uma relação de intimidade ou afinidade os fazem ser estranhos, ou até mesmo por um bloqueio do conhecimento de algo novo.
      É preciso compreender que as vezes a interação social com outros grupos é algo necessário para o desenvolvimento do indivíduo, pois a partir do convívio entre grupos o indivíduo será capaz de adquirir novos conhecimentos e habilidades. A chamada troca de experiências. Esse bloqueio da interação social está muito relacionada ao uso das redes sócias como fonte de comunicação, o que tornam as pessoa cada vez mais fictícias. Nas redes sócias as pessoas possuem em média 500 amigos, nos quais presencias desses são apenas 5. É preciso a valorização do conhecimento e dos saberes adquiridos nas relações entre um indivíduo e outro.

Um comentário:

  1. É um tema bastante interessante. E assim como você diz ser necessária a interação entre indivíduos, Norbert Elias diz - em 'A sociedade dos indivíduos" - que a "psique" humana se faz no crescimento do homem - criança -, através de uma moldagem formada mediante a sua relação com outras pessoas e coisas, num processo que ele chama de "autorregulação". A interação então torna-se algo necessário na formação de um indivíduo.

    ResponderExcluir

    A canção fala que:   "Vivemos esperando dias melhores", acredito que devemos fazer com que esse dia seja o hoje. O mundo pre...