domingo, 12 de agosto de 2018

Conhecimento científico X senso comum

       Diante da evolução humana quem se arrisca a afirmar que: Manga com leite faz mal. Toda mulher nasceu para ser mãe. Gato preto dá azar. Filho de peixe, peixinho é. E entre outras afirmações, que fazem partes do senso comum que vivem em conflitos de afirmação com os conhecimentos científicos, aonde as verdade precisam ser absolutas e comprovadas. Esses temas foram abordados na aula do componente Campo das Humanidades no dia 21/06/2018, no qual os alunos, estando diante desses conflitos de afirmação, se coloram a favor do senso comum em sua maioria, defendo os saberes adquiridos por suas experiências e também tendo como base as referências familiares e passadas por gerações.
     Mesmo a sociedade se afirmando como evoluída e com desenvolvimento em conhecimentos científicos, quando estão diante de situações as quais os fazem refletir sobre suas experiências elas sempre optam pelo senso comum. Por isso fica claro que se a problemática for: Gato preto dá azar.           As afirmações serão claras e com bases em conhecimento adquiridos em suas experiências, pois sempre vai haver alguém próximo que já tenha uma vivido uma situação que comprove. E se a problemática for: Existe vida em Marte. Muitos utilizarão do conhecimento cientifico para negar essa afirmação, por não conhecer ninguém próximo a si que comprove essa existência e a base da informação passaria ser somente em pesquisas. Conclui-se que os indivíduos buscam suas verdades de acordo com suas experiências e expectativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

    A canção fala que:   "Vivemos esperando dias melhores", acredito que devemos fazer com que esse dia seja o hoje. O mundo pre...